GAME GEAR

(Se alguma figura não abrir, clique sobre ela com o botão do mouse que abre o menuzinho, e escolha a opção "mostrar imagem")

Mudando a resolução da tela do Game Gear:

Antes de fazer os procedimentos abaixo, deixo claro que não me responsabilizo por qualquer coisa que possa acontecer com você ou com se game gear, portanto só realize os procedimentos abaixo se tiver vontade... e a seu risco.

Na tele do Game Gear original, as coisas aparecem grandes, e em games como o Pac-Man, pode ser difícil a jogabilidade, mas com este truque as coisas da tela ficarão ficar menores... Para isso é necessário ligar e desligar um "jumper" interno que tem nas cartuchos deste videogame. Em alguns cartuchos originais da SEGA, (Columns, por exemplo), este jumper não aparece, e é necessário fazer um corte na trilha de cobre da placa. Pelo que pude perceber, este jumper segue um padrão, e sempre faz a ligação entre segundo pino da fileira de cima, e o terceiro pino da fileira de baixo (olhando da direita para a esquerda). Como os cartuchos seguem este padrão, então será possível abrir o Game Gear, e fazer uma chave dentro dele para fazer esta função, para isso é só fazer  soldar uma chavinha que interrompa a trilha que liga um um destes contatos na placa, Lembrando que para abrir o Game Gear, além de uma chave comum, você ainda terá que ter uma chave para aparelhos SEGA, da mesma mostrada em nossa "sessão de ferramentas", e também que o Game Gear tem dois parafusos que ficam dentro do compartimento de pilhas. Na verdade este jumper deve servir para mudar o sistema de região, pois televisores de outras nacionalidades deixam os games com duas listas, uma em cima e outra em baixo, entre outras coisas, mas não vamos entrar nestes detalhes... o que acontece é que no Game Gear isso deixa a tela em outra resolução... e é isso que interessa...Nos games originais da SEGA que eu testei, é necessário ligar a chave, e esperar que o game de mostre a tela com o logo da SEGA, para depois desligar a chave, pois se não o jogo não liga... em alguns jogos é necessário ligar a chave antes de entar em determinadas telas, para que estas não apresentem erros nas cores... depois que a tela entrar é só mudar novamente a chave.

Foto do Game Gear com o cartucho aberto e o fio da chavinha aparecendo.

Cartuchos que usei neste teste: COLUMNS e CLUTCH HITTER fabricadas no Japão pela SEGA, e  SUPERBATTLETANK e PAC-MAN fabricadas no Mexico pela MajescoSales.inc. Todas originais.

Cartucho PAC-MAN da Majesco, os cartuchos desta fabricante mostram o jumper mais facilmente.

Detalhe da solda do jumper

Veja como a imagem fica com tamanho reduzido depois que a chave é desligada.

Veja a imagem no tamanho original.

Cartucho COLUMNS (neste caso o jumper não aparecia, mas seguindo o padrão de pinos, cortei a trilha que ligava um dos pinos, e fiz o jumper)

Detalhe do corte na placa:

Detalhe dos fios soldados:

Placa do jogo CLUTCH HITTER.

Detalhe do jumper do CLUTCH HITTER, note que o jumper vem ligado, e você deverá cortar o contato, mas isso deverá ser feito com muito cuidado, pois poderá cortar outras trilhas do cartucho, e isto poderá ser fatal...

Detalhe da chave que fiz com sucata (serve para abrir cartuchos de Game Boy e de Game Gear, pois ela tem a boca com tamanho menor) e do parafuso.

Detalhe da imagem reduzida do jogo CLUTCH HITTER. Note nesta foto que a imagem fica diferente dependendo do game... neste por exemplo invés de aparecer as bordas pretas, aparece uns desenhos estranhos...

Detalhe da imagem original do game CLUTCH HITTER.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL