Bem-vindo ao tutorial do "AFS - Map Editor 1.0", Editor de mapas 2D. (versão do tutorial 1.0)

ATENÇÃO: Ao realizar o download do programa, descompacte-o para uma pasta (não utilize diretamente dentro do arquivo compactado, pois algumas funções podem não funcionar, como o histórico de arquivos por exemplo.

   Para que serve este programa?
Este programa serve para gerar arquivos de texto (mapas) para serem utilizados como fases de jogos 2D. Melhor utilizado para jogos de plataforma.
   Quem deve usar este programa?
Este programa é destinado a programadores de jogos 2D.
   Qual a ficha técnica deste programa?
Programa gráfico para gerar mapas 2D em modo texto;

Trabalha com 17 blocos diferentes, os quais são representados no arquivo de texto pelos seguintes caracteres (0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F G).

Matriz de 500 blocos (10 linhas X 50 colunas);

Possui aplicativo integrado capaz de unir até 10 mapas criados com o programa, podendo resultar em um mapa final de 5.000 blocos (10 linhas X 500 colunas);

Possui opção de mudar a figura padrão dos blocos (o programa vem acompanhado de alguns temas)

Possui opções padrão de gerenciamento de arquivos (Abrir, Salvar, Salvar como, Arquivos recentes, etc...)

Tutorial on-line, que resulta em um menor arquivo para transferência, e maior facilidade na hora de realizar alguma alteração no arquivo de ajuda;

Interface fácil e amigável, com dicas de utilização.

   Como montar um mapa?
  O procedimento para montar um mapa através deste programa é muito simples:

Ao iniciar o editor, ele começará com um mapa em branco com dez linhas de 50 blocos cada.

Para começar a criar seu mapa, clique em cima da ferramenta desejada, e ela será selecionada. Agora vá clicando nas partes do mapa que você deseja que sejam preenchidas por esta ferramenta... quando quiser outra ferramenta, clique em cima dela e assim sucessivamente, até ter terminado de montar seu mapa... *Use a barra de rolagem do programa para mostrar as partes do mapa que ainda estão por completar.

Você não precisa montar o mapa inteiro de uma vez só... você pode começar a criá-lo, salvar, e continuar quando desejar...

Você também poderá abrir mapas que criou anteriormente e edita-los.

*Para abrir, salvar, salvar como, etc... use o manu "Arquivo" localizado na barra superior do programa.

   Como meu jogo vai entender um mapa criado por este Editor?
Esta é uma questão que varia muito do tipo de programador ou linguagem utilizada...

Darei aqui um exemplo básico (e grotesco...) de (lógica) com array simples, mas poderá ser melhor utilizado se utilizado com matrizes:

Variáveis:

Letra>tipo caractere; Bloco[0 até 500] array> tipo inteiro; num> tipo inteiro;

Inicio
   enquanto não terminar o arquivo: (
mapa1.txt)faça:
    
Inicio
      Leia (
mapa1.txt, Letra);
      se
Letra for diferente de:'*'então:
        
Inicio
           se
Letra for = 'A' Bloco[num]recebe: 10 senão
            se
Letra for = 'B' Bloco[num]recebe: 11 senão
             se
Letra for = 'C' Bloco[num]recebe: 12 senão
              se
Letra for = 'D' Bloco[num]recebe: 13 senão
               se
Letra for = 'E' Bloco[num]recebe: 14 senão
                se
Letra for = 'F' Bloco[num]recebe: 15 senão
                 se
Letra for = 'G' Bloco[num]recebe: 16 senão
                 
Bloco[num]recebe: Letra;
          num recebe: num+1;

         Fim;
      
    
Fim;
Fim;

Você pode e deve melhorar o código acima, pois ele é somente um exemplo bem simples de como ler os dados do arquivo de texto... se resolver usar a lógica acima, depois de lidos os valores é só usa-los da forma que achar melhor... Por exemplo: (Se Bloco[1] = 1 então desenhe na tela a parte X da figura tal...).

É importante ficar claro que apesar do editor de mapas usar uma plataforma gráfica que trabalha com blocos de 32x32 pixels, o seu jogo não precisará trabalhar com blocos deste tamanho, pois o editor gera um arquivo com "dados", que podem ser lidos e interpretados de muitas maneiras diferentes.... Este programa gera um arquivo de texto onde são separados de 50 em 50 por um (* - Asterisco)... isso facilitará na hora de desenvolver um código para ler o arquivo, pois não terá que ser feito um algoritmo que reconheça caracteres de "quebra de linha"... mas se você desejar que o arquivo tenha quebra de linha, então abra o arquivo gerado com a janela de unir arquivos (falarei mais sobre ela no decorrer deste tutorial) e marque a caixa onde diz: "usar quebra de linha no arquivo gerado" você poderá fazer isso com um ou mais arquivos...

 

   Como trocar as figuras do editor?
Trocar as figuras padrão do editor, é uma coisa muito simples, você só precisará clicar no menu (Arquivo > Trocar figuras) e abrirá uma caixa de configurações de imagens... agora é só clicar na imagem que deseja alterar e o programa vai abrir uma caixa de localização de imagens... As imagens que serão carregadas deverão ter 32x33 (largura x altura) sendo que a última linha da imagem deverá ser pintada da cor que será transparente na figura... conforme o exemplo abaixo:

note que a ultima linha é "rosa", e como ela representará a cor transparente da figura, ao ser mostrada no editor esta imagem será mostrada sem as partes em "rosa"...

Como dito anteriormente este programa gera um arquivos com dados, que podem ser interpretados de formas diferentes... um exemplo disso pode ser visto quando você abre um mapa com diferentes escolhas de figuras... As imagens que você verá abaixo são do mesmo arquivo, porém aberto com diferentes configurações de imagens:

Arquivo mapa2.txt aberto com as figuras normais do editor:

Arquivo mapa2.txt aberto com as figuras modificadas:

desta mesma forma seu jogo poderá ler o arquivo de várias formas diferentes... por exemplo, este editor entende a letra "F" como sendo um espinho, mas seu jogo poderá ler a letra "F" como se fosse uma pedra... se for este o caso, você poderá fazer uma figura de "pedra" e substituir pela do espinho... para ficar mais fácil a visualização na hora da criação do mapa...

* Para usar novamente as figuras originais do editor, na tela de troca de figuras, utilize o botão "Usar Figuras padrão do Editor".

   Como unir mais de um mapa?
Realmente um mapa de 50x10 é muito pequeno, portanto é aconselhável que se una mais de uma mapa... Para fazer isso crie com o editor os mapas que deseja unir, depois através do editor, clique no menu (Arquivo > Unir arquivos, será aberta uma janela com 11 campos... os primeiros 10 campos são para nomes dos arquivos que serão unidos, e o campo nº11 é para o nome do arquivo que será gerado, e conterá a soma dos arquivos indicados nos dez campos anteriores... Os campos deverão ser preenchidos com o caminho completo dos arquivos. Você não precisa unir dez arquivos de uma vez... você poderá unir quantos quiser (de 1 até 10...). Também é dada a opção de gerar um arquivo separado por asteriscos ou por quebra de linha... Por padrão, os mapas gerados por este editor têm as linhas separadas por asteriscos, para facilitar na hora de programar, mas se você quiser que um simples mapa de 50x10 seja separado por "quebra de linha", então passe ele (sozinho) pela tela de unir arquivos e marque a caixa onde diz: "usar quebra de linha no arquivo gerado"... pronto o arquivo gerado terá quebra de linha (arquivos com quebra de linha não funcionarão para serem unidos a outros arquivos...).
   Conclusão:
Basicamente é isso... não tem muito pra se falar a respeito de um editor de mapas 2D... se souber utilizar direito este programa poderá ser uma ferramenta e tanto... (eu mesmo estou usando em um game que estou desenvolvendo)

Peço as pessoas que lerem este tutorial, que não me mandem e-mails perguntando sobre "como programar um game" ou qual o código para isso ou aquilo...

Mandem apenas e-mails com criticas, sugestões, correções ou dúvidas sobre a utilização do programa ou deste tutorial em si... 

Este tutorial é muito simples, e destina-se a dar as diretrizes básicas de utilização do editor de mapas. mas se alguém sentir vontade de criar um mais complexo, sinta-se a vontade.

Este editor de mapas 2D e Freeware, e pode ser distribuído livremente.

mastercetics@hotmail.com

Para mais programas gratuitos acesse:

www.afsblood.com.br

 

 Mestre Andrei Felipe - Paraná, 15 de fevereiro de 2007
 Este tutorial on-line poderá ser alterado a qualquer momento sem prévio aviso.