MEGA DRIVE

(Se alguma figura não abrir, clique sobre ela com o botão do mouse que abre o menuzinho, e escolha a opção "mostrar imagem" ou clique no corpo da página e escolha "atualizar")

TRANSCODIFICAÇÃO

Se você já se deparou com algum game que não funciona no seu mega drive, e apresenta e tela abaixo, então você poderá transcodificar seu vídeogame. Abaixo darei os passos de como fazer isso, lembrando que existem vários modelos de mega drive, e que os procedimentos abaixo podem não funcionar em todos os modelos, e também que você deverá fazer as modificações ao seu próprio risco. (Não me responsabilizarei por danos que possam acontecer ao seu videogame ou outra coisa qualquer)... Existem vários tipos de destravamento, e está é maneira básica usada para vários modelos. Para realizar estes procedimentos é necessário ter pelo menos um conhecimento básico de eletrônica.

Obs: na maioria dos casos esta imagem tem fundo vermelho e letras amarelas.

Os procedimentos abaixo foram realizados no meu super "MEGABLACK", este é um video game megadrive de minha coleção, que é todo na cor preta.

Veja o detalhe da entrada de Sega-CD deste mega, que também é na cor preta, por ser do modelo "Circuito Grafitado".

Veja abaixo o detalhe das conexões deste mega; sendo [1] EXT;  [2] Áudio e Vídeo; [3] Fonte:

Vejam também que este vídeo game foi mantido intacto em determinados itens originais, como é o caso da "Antiga", porém pouco conhecida "trava de cartuchos"; Esta trava entrava do lado daqueles cartuchos que tinham um corte na lateral.

 

Primeiro abra seu videogame (desligado da tomada), e localize as inscrições (J1 e J2), referentes aos jumpers 1 e 2, conforme a foto ao lado.

No meu exemplo eu utilizei um "Cabo Flat" de computador para fazer a ligação já que este é bem fino e facilita na hora da montagem.

Clique aqui para ver mais detalhes com fotos

Na figura ao lado podemos ver:

[A] - Normalmente é assim que aparece pelo lado de cima da placa.

[B] - Pelo lado de baixo normalmente um dos jumpers estará ligado.

[C] - Você deverá cortar o ligamento, tomando cuidado para não cortar outras trilhas da placa. Ou deverá tirar a solda ou fio com o soldador, dependendo, pois do modelo pode ter um pedaço de fio fazendo a ligação.

[D] - Aqui aparece como deve ser feita a ligação na chave que deve ter pelo menos 3 terminais.

Dependendo do modelo, podem ocorrer algumas diferenças, como: os jumpers podem estar em locais separados, podem estar soldados, ou podem ser de outro modelo... mas a idéia básica é a mesma: 

1 - encontrar os jumpers 1 e 2;

2 - cortar a ligação de fábrica; 

3 - soldar o terminal do meio da chave no terminal comum dos jumpers;

4 - soldar os outros terminais da chave cada um no jumper 1 e outro no jumper 2.

Vejam detalhes de como ficou depois de pronto:

No meu exemplo eu usei "cola rápida" para fixar a chave, mas você poderá utilizar "cola quente" ou mesmo uma chave com parafusos.

Detalhe da parte de fora.

     Abaixo coloquei fotos de um outro modelo, "pouco encontrado no Brasil"; este modelo é uma versão bem estranha pois é o Mega drive 2, num gabinete semelhante ao do Mega drive 3 lançado no Brasil... uma coisa semelhante tinha acontecido com o "Master System 2", onde o estrangeiros tinham uma versão semelhante ao Master System 3 e nós brasileiros tínhamos aquele "caixote" quadradão.

Notem que apesar de parecer com o Mega Drive 3, este não tem a luz (LED), e o botão de ligar não é de apertar mas de mover.

Veja abaixo detalhe da parte de baixo e do slot para Sega-CD:

Veja abaixo o detalhe das conexões deste Mega, e note que difere do Mega 3, pois este necessita de fonte externa e o Mega 3 tem fonte embutida;   onde [1] Áudio e Vídeo e [2] fonte.

Veja abaixo detalhe da placa e localização dos jumpers para transcodificação, e note a diferença dos componentes internos em relação ao Mega drive 3, você pode notar isso claramente pelo modelo do processador que ainda usa o modelo antido do MC68000 da Motorola:

veja abaixo detalhe dos jumpers (estes da foto não estão mais como eram no original, pois o original deste modelo tem apenas os furos na placa e para facilitar eu tirei uma fila de jumpers de uma placa de computador e soldei no local... foi fácil, pois a placa vem com furação na medida padrão para jumpers.

TRANSCODIFICAÇÃO POR MEMÓRIAS (MEGA LOCO)

Só vi este caso funcionar uma vez, acontece que eu peguei um megadrive muito estranho, e sua placa era totalmente diferente das normais... este mega era do Paraguai. Acontece que este mega não rodava alguns jogos só que ele não apresentava a tela de erro mostrada no começo desta página. Neste mega as memórias eram colocadas em sockets, e por isso foi fácil retira-las. Troquei as memórias originais do mega por memórias de um computador PC486... as originais eram da marca Winbond, e as que coloquei eram da marca Aliance. depois de realizar atroca, o videogame conseguiu rodar os games. Não sei se esta é a explicação exata para o milagre, mas acredito que o que ocorreu foi que por ser do Paraguai, este videogame usava memórias de menor tamanho para baixar o custo de fabricação, e acredito que determinados games necessitavam de mais memória e por isso passaram a funcionar com a troca das memórias. Veja abaixo as fotos da placa do vídeo game e dos chips de memória.

Veja detalhe das memórias e slot localizado atrás da entrada de cartuchos:

[1] Memória Aliance retirada do PC486

 

[2] Memória Winbond original deste mega.

Este Mega é realmente muito louco, e que conhece o hardware do Mega drive, poderá notar várias diferenças nesta foto da placa que está abaixo, como por exemplo que este tem 2 furação para colocação de slot de cartucho, o processador fica na frente do slot de cartucho ao invés de ficar atrás como é padrão, o chip Z80 é da marca Sharp ao invés de ser da Zilog, a entrada de LED tem um conector, diferente do padrão que é soldado, e alguns chips são de marcas diferentes das padrões, veja também que no lugar de ter furação para a conexão "EXT", ele tem furação para dois RF (na época de lançamento deste modelo, os megas nem eram equipados com RF interno... mas este por ser muito louco tem furação para dois...), neste mega o jumper 4 tem 3 posições ao invés de 2. ahhh... você notará a falta de alguns componentes... é que eu utilizei este mega para retirar peças para consertar outros...

Placa (clique para ampliar)

 

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL